Publicado por: algosolido | 8 de dezembro de 2010

Este Blog

Caros leitores internautas,

Há tempos venho adiando o início das “atividades” deste Blog. A idéia surgiu no início deste ano, e estando numa época muito atarefada, deixei somente para agora as primeiras palavras.

A motivação

Venho percebendo ao longo dos anos, que a discussão de idéias acaba se desviando do foco ou mais ainda: acaba se perdendo na “negação da certeza”.  Abraça-se a dúvida, como que a um porto seguro e paradoxalmente, dá-se a esta postura um tratamento “dogmático”.  Noutras palavras: o questionamento veio para ficar, mas que a resposta nunca chegue. Tornou-se proibido dizer : “Isso é verdade”. Assim está na imprensa, na vida acadêmica, no parlamento, nos tribunais, nas empresas, até numa roda de amigos. Em alguns casos, ignora-se o que realmente importa em cada assunto, em outros, se conhece mas se pretende evitar. Daí,  passa-se colocar muita areia, muita terra por cima, para que não se veja o essencial de cada questionamento.

São muitas falácias, falsos dilemas, propagados com excessos de informações imprecisas, assuntos de grande relevância são esquecidos ou tratados de forma tendenciosa, enquanto outros, que fazem muito barulho, são postos em evidência, com uma lente de aumento. Isso tudo, impede que as pessoas reflitam um tema na sua profundidade. 

Sim:  a informação hoje, em muitos meios é “seletiva”: conduz a uma única forma de pensar em assuntos como: família, sociedade, comportamento, liberdade, tolerância e preconceito. Na sociedade atual, pode se acreditar no que quiser, desde que não seja com “convicção”.  A ordem é manter a “mente aberta”, senão, recebe-se um carimbo, um rótulo, visando desqualificá-lo para o debate. Tais carimbos são por exemplo : “conservador”, “retrógrado”, “fundamentalista”, ou mais popularmente: “dono da verdade….”,que frequentemente vêm associados aos nomes de religiosos, cientistas, sociólogos, filósofos, historiadores, jornalistas, que ousam fazer um discurso que destoa do “mainstream” dos meios de comunicação.

A iniciativa do Blog, surgiu a partir desta realidade, já que sempre desconfiei de certas “mentes abertas”, embora essa atitude não seja necessariamente ruim: a depender da circunstância ou da relevância do tema, manter a mente aberta pode ser – ou não –  a melhor atitude.

Cabe agora, dar uma explicação ao título que escolhi para o Blog: nas leituras que tenho feito, muito me chamou a atenção, a frase do escritor inglês Gilbert Keith Chesterton:  “Uma mente aberta é como uma boca aberta: não é um fim, mas um meio. E o fim, é a boca fechada mordendo algo sólido”.

Pois será assim, que estarei compartilhando idéias com os internautas, sempre buscando depois de verificar os aspectos acidentais de cada questão, buscar os essenciais : o que há de consistente, o que há de sólido.

No próximo Domingo, vou postar o primeiro texto com tema específico: o assunto já está definido. A partir daí, num primeiro momento, devo estabelecer uma periodicidade mensal ou quinzenal para os posts. Entre um post ou outro, é possível que eu escreva algum texto de poucas linhas, algo a nível de bate papo… algo virtual….mas… algo sólido….

Um abraço.

Eduardo.

 

Santo André, 08 de Dezembro de 2010.


Responses

  1. é vc o Eduardo q comenta muito bem lá no blog do Luciano Ayan?

    • Não Yuri. Não conheço o Blog do Luciano Ayan. Mas vou conferir.
      Abraço.

  2. Gostei muito do seu blog Eduardo.Pretendo sempre ler suas mensagens. Grande abraço.

    • Aguarde que na primeira semana de maio haverá novo post.

      Obrigado.

  3. Caro Edu

    Olhei os links do seu Blog. Todos muito bons. Pena que não pude ler todos com calma, mas vamos em frente, “Mar adentro!” (Duc in altum!).

    Boa semana!

    Edison Minami

  4. Edu , desculpe somente hoje pude responder a seu convite . ótima idéia ,por sinal.
    Precisamos mesmo partilhar assuntos , partindo de nossa própria opinião. Precisamos rever a questão de tempo , correr menos , conversarmos mais , e principalmente partilharmos outras idéias , muito legal a iniciativa .

    Marinete

  5. Edu!
    Logo de cara, com palavras tao firmes, e um objetivo tao claro, ja podemos ter uma ideia de quao bom sera ler seus posts! Estou esperando, ansiosa, para ler o primeiro! E, e claro, vou indicar!!
    Bjo enorme!! Parabens!!

    • Firmes e incisivas Daniela ! Hoje, o que menos os meios de comunicação querem é clareza. Estaremos aqui para colocar luz onde está escuro. Beijão !

  6. Prezado Eduardo

    É com muito prazer que tomei conhecimento do seu blog. São pensamentos assim consistenstes que edificam uma sociedade. Dê continuidade que o Senhor está abençoando. O tempo para escrever é administado por ele.

    • É isso mesmo Paulo ! Você sacou que um blog exige mesmo tempo de quem escreve, mas vale mesmo a pena.Obrigado pela menção ao Senhor.

  7. Ola amigo !

    Primeiramente quero desejar-te parabens pela iniciativa e tambem pela conclusao do blog.pois perden-se muita ideias boas por falta de incentivo ou coisas do genero,espero poder contribuir para o crescimento deste blog e desde ja confesso que estou ancioso para os primeiros temas.

    um abraço

    vagner

    • Aqui Vagner vamos falar de tudo o que se vale a pena falar. Todos aqueles que comentam, contribuem muito. Seja bem vindo amigo.

  8. Caro amigo

    Você apenas disse tudo o que eu penso, e mais um pouco!
    Se precisar de alguma ajuda, é só pedir.

    Vamos, mar adentro!!!!

    Edison Minami

    • Sim Edson, vou pedir ajuda ! Obrigado !

  9. Parabéns pelo início do blog. Espero ler muitas coisas úteis a família.
    Abraços

    • Sim Liana, no próximo Domingo haverá um tema relacionado a filhos e haverá continuação. O tema da família será frequente. Obrigado pelo apoio !

  10. Esqueci de dizer que te admiro também pela sua inteligência

  11. Parabéns pelo Blog. Tenho certeza que contribuirá e muito para conversas mais profundas na nossa sociedade. Divulgarei com certeza.

    • Conversas profundas sobre coisas sérias e conversas profundas sobre coisas aparentemente menos sérias…aqui tudo vale muito…rsrsrsrsrs…

  12. Parabéns pela iniciativa, Edu. Tenho esperança de ler e refletir sobre ideias lançadas por v. no blog.
    JS

  13. Parabéns Edu

    Faço votos que seu blog contribua para um debate mais consistente dos temas atuais, para que possamos sair da superficialidade hoje tão presente.

    Você não podia escolher um dia melhor, pois hoje é a festa da Imaculada Conceição.

    Grande abraço

    Roberto


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

  • Nenhuma categoria
%d blogueiros gostam disto: